domingo, 13 de março de 2011

Guarda

GUARDA - Situada a 1056 metros de altitude, é a cidade mais alta de Portugal.
Conhecida como a cidade dos 5 Éfes. São eles os de Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa. A explicação destes efes tão adaptados posteriormente a outras cidades é simples:
1. Forte: a torre do castelo, as muralhas e a posição geográfica demonstram a sua força;
2. Farta: devido à riqueza do vale do Mondego;
3. Fria: a proximidade à Serra da Estrela explica este F;
4. Fiel: porque Álvaro Gil Cabral – que foi Alcaide-Mor do Castelo da Guarda e trisavô de Pedro Alvares Cabral – recusou entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela durante a crise de 1383-85. Teve ainda Fôlego para combater na batalha de Aljubarrota e tomar assento nas Cortes de 1385 onde elegeu o Mestre de Avis (D. João I) como Rei;
5. Formosa: pela sua natural beleza.
Ainda relativamente ao 4º "F" da Cidade, é sintomática a gárgula voltada em direcção a nascente (ao encontro de Espanha): um traseiro, em claro tom de desafio e desprezo. É comum ver turistas procurando essa Gárgula específica, recentemente apelidada de "Fiel".

Actualmente uma cidade bastante "á rasca" e a precisar urgentemente de inverter o rumo que tem vindo a seguir, sob pena de, não o fazendo, cair num total marasmo.

3 comentários:

  1. A cidade da Guarda está a precisar de incentivos pa fixar as pessoas novas, de dar condições habitacionais a preços mais acessíveis, de dinamizar esta cidade com eventos, de incentivar a fixação de novas e mais empresas paraque consiga criar mais postos de trabalho.....
    Vamos sacudir a Guarda....acordá-la desta monotonia em que se encontra.......

    ResponderEliminar
  2. Olha o meu amigo David têm um blog?! Muito bem.

    ResponderEliminar
  3. Rebuscando nos meandros da historia, gostaria de recordar, de uma conterrânea Lusitana Lancienses Oppidani, ou talvez melhor, Oppidaniense, e não Egitaniense como erraticamente somos reconhecidos, que, da narrativa dos 5 Fs existem duas versões onde foi “adulterado” o Falsa para Fiel (reportando este ao mesmo acontecimento, mas referindo-se o primeiro ao Bispo da Guarda) e Feia por Formosa (derivado da sua rudeza arquitectónica aludindo á parte antiga).
    Penso que o melhoramento das condições deve ser através de actos e acções e não de simples distorções Históricas.

    ResponderEliminar